Entre os dias 24 e 28 de setembro, 32 colaboradores da Pormade marcaram presença no curso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O conteúdo das aulas foi ministrado por profissionais do Sesi/ Senai de União da Vitória. A duração do curso acontece conforme a Norma Regulamentadora 5 (NR-5) exige. Os “cipeiros”, como são chamados, participam das aulas para a atualização de informações e conhecimento de novas técnicas e conteúdos.

A CIPA promove a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, por isso, deve estar atenta com possíveis riscos que possam causar acidentes ou doenças decorrentes do trabalho. Para isso, os “cipeiros” organizam reuniões mensais onde esses temas são levantados.

Hoje, a Pormade possui duas CIPA’s: uma na matriz (14 participantes) e outra na fábrica (18 participantes). O curso organizado no Sesi/ Senai de União da Vitória trabalhou com temas voltados à segurança no ambiente de trabalho, doenças sexualmente transmissíveis, primeiros socorros, entre outros.

“Eu fui convidada a participar da CIPA e aceitei o desafio. É bom ajudar a cuidar da saúde e segurança do trabalho na empresa. A maioria dos acidentes acontece por distração ou falta de atenção do colaborador. Por isso, instruir e cuidar é essencial”, explica a colaboradora Sônia Szwed.

O curso, que acontece anualmente, preza que os participantes insiram o conhecimento conquistado em sala de aula no ambiente de trabalho. “O curso foi bem produtivo. Os profissionais que ministraram são de alto nível. Agradeço à Pormade pela oportunidade”, diz o colaborador Jocemar Machado.