A Pormade foi eleita uma das “Melhoras Empresas para se Trabalhar na América Latina”. A pesquisa, realizada pela empresa de consultoria Great Place to Work (GTPW), listou as empresas que se destacam na gestão de pessoas e em seu clima organizacional.

A Pormade ficou em 18º lugar, participando da categoria das grandes empresas, que são aquelas que possuem mais de 500 colaboradores. A lista do GPTW contou, no total, com 100 empresas premiadas.

Na edição deste ano da pesquisa, 2.500 empresas se inscreveram para participar. Para se ter uma ideia do crescimento e reconhecimento do prêmio, em 1997, ano da primeira edição, o número de empresas inscritas foi de 80.

Para entrar na lista das empresas premiadas, as empresas precisam estar na lista das melhores empresas para se trabalhar no país onde atua. A Pormade é reconhecida e se mantém nesta lista desde 2002. Isso é resultado da qualificação dos profissionais e das práticas de gestão implantadas e consolidadas na empresa.

Para a pesquisa, os colaboradores respondem voluntariamente a um questionário sobre o clima organizacional da empresa. É com essas respostas que o GPTW analisa pontos como confiança, qualidade e bem estar no trabalho, oportunidade de crescimento profissional, entre outros.  

“Estar na lista das melhores empresas para se trabalhar na América Latina é a demonstração de que nossas práticas de gestão estão alinhadas com o que existe de mais moderno em gestão de pessoas, nossas práticas estão em constante melhoria e adaptação, pois as necessidades das pessoas mudam e as praticas de gestão precisam ser flexíveis e adaptativas”, explica o Diretor de RH da Pormade, Rafael Jaworski.

Na Pormade, o colaborador pode participar de projetos que proporcionam um aumento de conhecimento, de sua comunicação e relacionamento.

No projeto “Pormade Compartilha”, por exemplo, o colaborador escolhe um tema e realiza uma palestra sobre o tema para a comunidade. Parte do valor cobrado na entrada (R$10) é destinado a uma instituição carente da região escolhida pelo próprio palestrante.

Além de compartilhar seu conhecimento, o colaborador interage com o público, trocando experiências e informações. “O tema ´pessoas` vem ganhando destaque dentro das empresas ano a ano. Tanto que hoje algumas já incluem o tópico em seus relatórios para investidores, ou seja, há uma vinculação clara entre foco em pessoas e obtenção de melhores resultados”, diz o CEO da GPTW Brasil, Ruy Shiozawa. 

Outro projeto que traz parâmetros positivos para a Pormade é o “Ganhe dinheiro aprendendo”. Os colaboradores participam de uma ação que consiste em assistir um conteúdo sobre assuntos corporativos como motivação, gestão do tempo, trabalho em equipe, etc, e depois escrevem sobre o tema de acordo com a sua compreensão.

As vídeo-aulas do professor e antropólogo Luiz Marins são uma das opções de vídeo. O colaborador empresta um DVD, assiste o conteúdo e coloca as suas ideias no papel. Como incentivo, a Pormade paga determinado valor ao colaborador que participa do projeto.

Este e outros projetos fazem com que a empresa se destaque na lista organizada pelo GPTW. A Pormade participa da lista das Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina (na categoria grandes empresas) junto com empresas como Gazin, Magazine Luiza e Special Dog. A premiação aconteceu no dia 22 de maio, em São Paulo.