A educação faz parte da cultura da Pormade. Lá, os colaboradores aprendem com os erros, são incentivados a colocar as ideias em prática e, ainda, podem disseminar o conteúdo para outras pessoas. Um projeto da empresa, criado em 2016, visa o compartilhamento desse conhecimento.

O nome diz tudo: “Pormade Compartilha”. A prática traz à comunidade de União da Vitória e região palestras com temas relevantes e que fazem parte do dia a dia no trabalho.

De quinze em quinze dias, a Pormade apresenta uma palestra em seu Centro de Desenvolvimento Humano. O palestrante é o próprio colaborador. Ele pode pensar em algum tema, apresenta-lo ao setor de Recursos Humanos e pronto: aí é só organizar o material para o dia da apresentação. Os temas geralmente são voltados a negócios, relacionamento, motivação e carreira.

A colaboradora Carol Monteiro, por exemplo, apresentou o tema “Os 7 Passos para o Sucesso”. A palestra reuniu mais de quarenta pessoas. “Eu mostrei que não devemos desanimar na primeira pedra que aparece em nosso caminho. O trabalho em equipe é o meio mais proveitoso de conseguirmos o sucesso”, explica.

Além de propagar conhecimento, o projeto das palestras também tem o objetivo de auxiliar entidades carentes da região. O palestrante da semana escolhe um local e entrega parte do valor arrecadado com os ingressos aos responsáveis pela entidade.  Até hoje, dezenas de instituições foram beneficiadas com o projeto, como a Associação Recanto da Sobriedade (Ares) e a Casa de Apoio Lar de Nazaré.