Na Pormade, os colaboradores são incentivados diariamente com a prática da inovação. Seja com vídeos de famosos gurus e especialistas na área ou com a própria vivência do dia a dia no trabalho, os funcionários adquirem técnicas e conhecimentos para tentar algo novo em seus setores. Tudo isso sem ter medo de colocar as sugestões em prática.  

A Pormade entende que qualquer análise, ideia ou comentário feito pelos seus colaboradores tem grande importância e podem melhorar o ambiente de trabalho. A empresa já descobriu vários talentos com projetos e ações que promovem a criatividade e inovação.  

E isso dá muito certo. Tanto que a empresa foi eleita um dos “100 Lugares Incríveis para Trabalhar em 2020”. A pesquisa foi realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração - USP) e divulgada pelo portal UOL. É a primeira vez que essa premiação acontece no Brasil.

A Pormade foi reconhecida por sua gestão participativa e clima organizacional dentro da categoria das empresas de médio porte, que possuem de 300 a 1.500 colaboradores.

A Pormade ainda obteve mais uma conquista, sendo reconhecida como o “Ambiente de Inovação Mais Incrível”. Para chegar a esse resultado, a FIA-USP analisou os questionários respondidos pelos colaboradores entre agosto e setembro.  

“Estamos muito felizes com essa conquista. Parabéns para todos nós que fazemos parte desta empresa inovadora, feliz e lucrativa”, diz o Diretor de RH da Pormade, Rafael Jaworski.

A pesquisa da FIA mostra que 43% dos colaboradores acreditam que a criatividade é uma das principais vertentes da empresa.  A pesquisa também mostra que 52% dos funcionários já apresentaram alguma inovação e que 80% dessas ideias foram implementadas no dia a dia de trabalho.

O prêmio reconhece o que a Pormade faz há anos: ouvir o colaborador e oferecer um ambiente de trabalho sem restrições de ideias, encorajando e promovendo o trabalho em equipe com conhecimento e inovação. Para isso, existem inúmeras ações com que a Pormade trabalha constantemente.

Uma delas é o Café com o Presidente. Diariamente, diferentes setores participam de uma conversa com líderes, coordenadores e direção. Os colaboradores ficam com o microfone disponível para interagir com toda a equipe, apresentar sugestões ou indicar alguma dificuldade do trabalho. 

Esse momento de ouvir o funcionário já solucionou inúmeros contratempos. Isso porque muitas das vezes o colega do lado já tem a resposta para aquela dúvida ou alguma contribuição que possa concretizar a ideia apresentada pelo colaborador no café. Essa troca de experiências define como pequenos ou grandes problemas podem ser resolvidos. Por isso, é um encontro com grande envolvimento dos colaboradores.

A gestão participativa da Pormade permite um ambiente agradável de atuação dos profissionais e um lugar propício ao surgimento de ideias e incentivo à criatividade. "O grande segredo é inovar sem perder a essência. Trabalhamos constantemente as mudanças e inovações, tendo uma gestão totalmente participativa. Costumo dizer que na Pormade o funcionário que tem futuro é aquele que é desobediente, mas desde que com boas intenções", explica o diretor-presidente da Pormade, Cláudio Zini.